quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"Tudo se ilumina à luz do passado"




Falaremos de um bom filme e Uma vida iluminada é um desses que não podemos deixar de conferir [lembrando a tod@s que não sou crítica de cinema, a interpretação que faço é pela possível utilização em sala de aula]! A primeira impressão pode ser de estranheza mas é impossível não se encantar com os cenários, as cores e a trilha sonora nada menos que belíssimos.

Além disso o filme nos dá possibilidade de reflexão sobre o trabalho do historiador, um colecionador que vai em busca do passado sempre motivado pelas problemáticas do presente com o objetivo de explicá-lo. De uma forma poética, trata do encontro (e dos embates) do presente com o passado e de como este influencia nossas vidas e nossas escolhas. O historiador, em seu afã, cuida da análise do passado e reconhece que este está sempre presente "pelo avesso", "de dentro para fora, de fora para dentro". É de grande valia ainda, prestar atenção nos diálogos cheios de significação, eles dão a ponte para os debates!

Vale a pena conferir e trabalhar com ele como ferramenta para as aulas de história nos ensinos fundamental, médio ou mesmo no superior! Fica a dica!

A ficha técnica:
# título original:Everything is Illuminated
# gênero:Drama
# duração:01 hs 40 min
# ano de lançamento:2003
# site oficial:http://wip.warnerbros.com/everythingisilluminated/
# estúdio:Warner Independent Pictures / Stillking Films / Telegraph Films / Big Beach Productions
# distribuidora:Warner Bros.
# direção: Liev Schreiber
# roteiro:Liev Schreiber, baseado em livro de Jonathan Safran Foer
# produção:Peter Saraf e Marc Turteltaub
# música:Paul Cantelon
# fotografia:Matthew Libatique
# direção de arte:Martin Vackar
# figurino:Michael Clancy
# edição:Andrew Marcus e Craig McKay
[Fonte:http://www.adorocinema.com/filmes/vida-iluminada/]

4 comentários:

  1. Olá Hadassa! Fiquei curiosa para assistir o filme que você sugeriu, Uma vida iluminada. Obrigada pela dica. Parabéns pela iniciativa! Beijos! Solange Mouzinho

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto... :)
    Acho legal essa preocupação com a utilização do cinema em sala de aula... Acho que nós enquanto futuros professores de história precisamos sempre estar pensando em como utilizar essas alternativas midiáticas e outras linguagens para atrair os estudantes a beleza da História...

    Esperando outras postagens!

    See yaa!

    ResponderExcluir
  3. Menina, assim tu me mata de curiosidade prá assistir o filme! Ótima dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Recebi hoje uma crítica que achei importante e vou colocá-la aqui!!!

    Hitallo: [Meu amigo da UFAL hahahah]

    Vou fazer um comentário sobre a questão de "escrita" nos teus textos lá no blog. O uso da @ como forma de se dirigir a homens e mulheres é estranho. Pode ser meio bobo da minha parte, mas acho melhor usa sempre no masculino, entendo que estamos se dirigindo a raça humana, logo não teriamos a necessidade de sempre usarmos o todos e todas ou a @.

    No mais é bem legal esse lance de blog porque faz com que tenhamos um contato maior com nossas "aflições" (frase de um amigo meu). E um blog que vai ter muita participação de Antônio Vieira é bem interessante.

    Abr pra ti e gostei do blog.

    ResponderExcluir