domingo, 7 de fevereiro de 2010

Os brasis e o jesuíta: os povos indígenas nos escritos do padre Antônio Vieira


Este é o título do projeto no qual estou trabalhando atualmente. O projeto é financiado pelo CNPq/UFPB e está sob coordenação da Profª Drª Regina Célia Gonçalves. Divide-se em dois planos de pesquisa sendo que estes se completam num todo orgânico. O plano que me compete analisa o discurso central sobre os indígenas nos sermões do padre Vieira, já o outro pesquisador, João Aurélio Pires Travassos Júnior, trata de analisá-lo junto aos escritos instrumentais.

O projeto abrange a década de 50 do século XVII, quando o padre Antônio voltou-se inteiramente à cuidar dos assuntos referentes a catequização indígena, portanto os sermões que estão sendo analisados são também desse recorte cronológico. Selecionamos cinco sermões para comporem o corpus documental principal desta pesquisa, são eles: Sermão da Quinta Dominga da Quaresma (1654), Sermão da Sexagésima (1655), Sermão da Primeira Oitava da Páscoa (1656), Sermão do Espírito Santo (1657), e Sermão da Epifania (1662). Todos eles consultados através dos dois tomos organizados por Alcir Pécora (São Paulo, Hedra, 2001).

Aguardo dos "vieiristas" sugestões e críticas quanto a escolha do corpus documental ou mesmo quanto ao tema.

Estamos em fase de andamento e os resultados vou apresentando aos poucos por aqui! O próximo passo a ser postado é a identificação da bibliorgrafia utilizada, vale a pena conferir!

Um comentário: