quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Operários de uma vinha estéril: Os Jesuítas e a Conversão dos Índios no Brasil (1580-1620)


Charlotte Castenau-L’Estoile, pesquisadora do mundo ibérico e América colonial, atualmente é professora da Université Paris-X Nanterre. A obra que agora apresento é fruto de seu doutorado defendido na L'École des Hautes Études en Sciences Sociales no ano de 1999 sob orientação de Bernard Vincent.

Trata-se nada menos de uma das mais importantes colaborações no que diz respeito ao estudo da Companhia de Jesus no período que vai de 1580 a 1620. A autora se propõe a fazer um estudo detalhado. Lançando mão do olhar dialético, procura perceber esta instituição por dentro ressaltando sua historicidade, por isso afasta-se da visão dualista (e um tanto maniqueísta) que a historiografia tem sugerido à Companhia de Jesus durante tanto tempo. Isso significa que neste estudo o importante não é atentar para a questão da eficácia ou não da catequização indígena por parte dos jesuítas, interessa-o muito mais perceber o que significava para o missionário do século XVII a salvação das almas, a conversão de "selvagens". “Que significa buscar sua salvação [a salvação do missionário] procurando a dos outros?” (p. 17). Buscar o significado de converter indígenas no século XVI é também investigar o fundamento da identidade jesuíta e os esforços que a Companhia de Jesus, enquanto instituição histórica, teve de fazer para assegurá-la frente à especificidade do nativo do Brasil. Especificidade esta que obrigou a própria Companhia de Jesus a se redefinir, bem como ao seu método de conversão, implantando as missões em substituição à pregação itinerante.


Este "gigante" de mais de 600 páginas pode e deve ser incluído como bibliografia obrigatória para os que se interessam pela experiência missionária da Companhia de Jesus no Brasil.

Referência:
CASTENAU-L'ESTOILE, Charlotte. Operários de uma vinha estéril: Os Jesuítas e a Conversão dos Índios no Brasil (1580-1620). Tradução Ilka Stern Cohen. Bauru, Edusc, 2006, 628 p.

2 comentários:

  1. Poxa Hadassa, o texto tava tão bom... pq parou? Parou pq?

    Beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Oi Hadassa!Desde quando cursei Brasil I, fiquei curiosa para estudar um pouco mais sobre a Companhia de Jesus. Adorei a indicação.Já está na minha lista. Beijos! Solange Mouzinho

    ResponderExcluir